Certeza e ‘culpa’.
Definitivamente o Pedro está mais tranqüilo e eu vejo uma relação direta com a mudança de escola.
Pode parecer uma visão preconceituosa, mas quando ele estava na Benedito de Souza (pública) ele voltava muito agitado pra casa, até mesmo no percurso. Ele não tinha interesse em contar o que tinha acontecido na sala, das coisas que tinha aprendido, das brincadeiras e a lenga lenga diária era sobre os colegas que não quiseram brincar com ele, que brigaram, que disseram que não eram mais amigo dele.
Agora ele vem andando, fala baixo, conta tim tim por tim tim tudo o que aconteceu, o que comeu, quem foi e não foi na escola.
Eu me peguei pensando até que ponto tinha a ver com a atenção que ele recebia da professora e de outras pessoas da escola. E concluí que a estrutura faz muita diferença, por que na escola pública é cada um por si, as turmas raramente se misturam, ele nem sabia o nome das outras professoras, quem cuidava deles no pátio era a zeladora. Fora o fato de que na escola pública tinha criança filha de todo tipo de PAI, inclusive pais que mal vêem seus filhos por que precisam trabalhar e que com certeza não tem o mesmo cuidado que nós com a transmissão de valores...
E aí entrou a parte da culpa, por que a mudança de comportamento dele foi notável desde que ele foi pra Benedito e ele só tomou lambada e bronca esse tempo todo, quando na verdade a responsabilidade maior sobre o assunto era nossa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário